por vitorpedro » Quinta Jul 15, 2010 3:02 am
Caro micas_soares, não sei se entendo bem a questão, no entanto, sem aprofundar muito o assunto, posso dizer-lhe o seguinte:
- a referência “#000000” corresponde à descrição hexadecimal da cor RGB 0,0,0;
- os valores CMYK resultantes da conversão desta cor “#000000” para CMYK dependem dos “color settings” (Edit / Color Settings) usados no Photoshop. Por exemplo, com os “color settings” “Europe Prepress 2” a cor “#000000” corresponde a C 86%, M 85%, Y 79%, k 100%; com os “color settings” “North America Prepress 2” a cor “#000000” corresponde a C 75%, M 68%, Y 67%, k 90%, etc.
- Qual dos pretos CMYK é que pretende? e será que quer o preto (preto composto) assim? (para texto, não aconselho nenhum deles mas sim C 0%, M 0%, Y 0%, k 100%, mas para isso deverá definir a cor directamente com valores CMYK, aliás, referiu que trabalhou em Color Mode CMYK, por isso não entendo porque falou em “preto #000000”)
- 8 bit é a quantidade de informação usada para descrever a cor (profundidade de cor) que neste caso corresponde a uma gama de 256 cores possíveis em cada canal (em RGB será 256x256x256 = 16,8 milhões de cores). Se trabalhar desde início em 16 bit, permite-lhe ter uma gama de cores muito maior e ganhos nas transições e nos degradés, mas antes de imprimir deverá passar a imagem para 8 bit. Agora, passar de 8 bit para 16 bit, não tem, em princípio, nenhum ganho de qualidade, vai apenas aumentar substancialmente o “peso” do ficheiro.
- não sei o que quer dizer com “variações” mas se usou o formato JPEG para gravar a imagem, suspeito que sejam as “manchas” provocadas pela compressão habitualmente aplicada nos ficheiros JPEG com qualidade média ou baixa.
Espero ter ajudado nalguma coisa ou, pelo menos, ter acendido algumas luzes.
Boas montras!
Vitor Pedro