O Segredo de Vender


 

Thomaz Caspary*
2008-11-29

 

 

Com o progresso tecnológico favorecendo as gráficas mais atualizadas, encontramos um grande problema que se resume na qualificação do profissional de vendas. Este profissional terá forçosamente nos dias de hoje, ter conhecimentos técnicos, ainda que rudimentares, de todas as fases da pré-impressão, impressão e acabamento. Deve naturalmente saber explicar aos clientes, seja por meio de literatura ou através da indicação do “Site” da gráfica ou bureau, como enviar um arquivo e naturalmente não esquecer de solicitar que o cliente ou agência, envie igualmente um modelo, boneco ou mock-up, com o detalhamento do trabalho, coisa que não vem acontecendo.

 

Existem alguns vendedores que imaginam que sua responsabilidade como profissional de vendas se limita a realizar a venda ou tirar o pedido. Ledo engano. Vender, na verdade é relativamente fácil. Conquistar e manter o cliente fazendo com que ele retorne ou indique nossa gráfica, é a principal tarefa de nosso pessoal da área comercial. E neste momento, o vendedor não pode estar sozinho. Ele deve ter por parte da gráfica, uma retaguarda tanto da área de vendas internas, como do PCP e da produção, no tocante à qualidade e aos prazos de entrega.

 

É neste momento que entra em cena o “cliente interno”. O cliente interno não é só o colega de trabalho, o pessoal do staff, de apoio ou suporte. É um poderoso aliado que pode em muito contribuir para você aumentar suas vendas e progredir continuamente na carreira, vendendo mais e melhor, atendendo seu cliente a contento, proporcionando repetição das vendas e possivelmente também o “cross-selling”. Não basta só saber o nome ou quem é o dito cujo. Conheça o trabalho que esta pessoa realiza. Procure saber concretamente em quê o trabalho dele influencia no seu e como criar uma sinergia entre ambos ou ainda como um pode ajudar o outro em suas funções. Por esta razão, mantenha seu parceiro interno sempre bem informado (por escrito). O inverso também é verdadeiro. Sempre mantenha o seu cliente interno a par de como andam suas vendas e a solução dos problemas nos quais ele esteve envolvido. A satisfação do cliente é problema de todos. O grau de comprometimento é sempre maior quando as pessoas se sentem úteis e são chamadas para participar.

 

Não há segredos para conseguir conquistar seu cliente e fazer com que ele retorne com mais pedidos e indique sua empresa para outros possíveis clientes (prospects). Há sim, atitudes! Com as inovações e tecnologias de compra via internet à disposição, caso o cliente queira, não precisaria de acesso ao vendedor. Então, você que deve ter um bom relacionamento pessoal com o cliente, tenha uma atitude e diferencie-se no seu atendimento para com ele. Acredite. Atender bem o cliente e realizar a venda é apenas o primeiro ato que deverá acontecer nessa peça teatral, que na verdade é o “jogo de vendas”. Você precisa se envolver com os processos existentes nos bastidores, tendo estreito contato não só com o cliente em atendimento, más e principalmente com o seu “cliente interno”. No seu “show de venda”, um passo em falso, leva todo seu trabalho pro buraco.

 

 

Veja aqui algumas dicas de como acompanhar melhor as suas vendas:

 

Verifique se o cliente possui cadastro, se este cadastro está certo e atualizado, principalmente com relação à situação financeira. Verifique também e se há alguma informação importante a adicionar, que possa ajudar a estreitar o relacionamento entre cliente e gráfica. A falta de informações técnicas, modelos e provas podem atrasar o seu pedido. Cada hora de espera, mesmo por conta do cliente pode levar ao atraso da entrega. Ninguém gosta de esperar.

 

Acompanhe seu cliente até o final do pedido, ou seja, faça a “pós-venda”. Mostre iniciativa e cordialidade e não se esqueça nunca de agradecer ao seu cliente, por ter realizado a compra. Esteja sempre disposto e satisfeito com o que faz. Seu cliente quer se sentir seguro com o impresso ou embalagem encomendada que adquiriu em sua gráfica e não, ter pavor do que poderá acontecer ao receber o seu impresso. Para você e para o cliente, as vendas têm que ser prazerosas e boas para ambos os lados, ou seja, boa lucratividade para você e ótimo benefício para seu cliente.

 

As três palavrinhas mágicas “por favor, muito obrigado e desculpe” funcionam sempre. Não há nada pior para qualquer profissional de vendas do que ser visto como aquele sujeito chato, arrogante e que só age por interesse próprio. Não se esqueça de agradecer e criar métodos para envolver o cliente interno para um melhor atendimento ao cliente final. Se o produto for entregue por transportadora, não esqueça de levar em conta o tempo do transporte, quando da promessa do prazo de entrega, avisando inclusive o pessoal do orçamento da gráfica se o custo será CIF ou FOB. Ligue para o cliente para saber se foi bem atendido, se recebeu seu pedido no prazo combinado e em perfeito estado.

 

Após alguns dias, entre novamente em contato com seu cliente e verifique se o produto está atendendo às expectativas dele. Aproveite para perguntar se está necessitando de mais algum impresso ou embalagem. Sempre que tiver qualquer contato com seu cliente, faça anotações de tudo o que falou. O que gostou, reclamou, questionou etc. Com essas informações na mão você poderá conhecer melhor seu cliente a cada dia aumentando a possibilidade de fidelização e cross-selling.

 

 

Artigo publicado na revista Professional Publish Nº 98.

 


* Thomaz Caspary é Engenheiro de Mídia Impressa, consultor de empresas e diretor da Printconsult Ltda. (11) 3167-6939. www.printconsult.com.br

 

 

 

 

 

HOME      NOTÍCIAS      FÓRUM      DOWNLOADS      FORNECEDORES      PUBLICIDADE      CONTACTOS

Portal das Artes Gráficas © • Todos os direitos reservados.